quinta-feira, 14 de julho de 2011
“Estivemos presentes ”
Exmo. (a) Sr. (a)
Proprietário(a) / Comproprietário(a)
Courelas da Brava 17 de Junho de 2011
Actualização das verbas de Urbanização
Prezados proprietários, a empresa Canana & Filhos Lda. foi, ao fim da terceira ronda negociável, a que melhor preço apresentou para a realização das obras de urbanização. O montante apresentado de 1.926.165,52, reflecte-se no preço por metro quadrado de STP, para o valor de 48 euros.
É muito, lamento. Mas não conseguimos contratualizar por um preço mais baixo. Vamos tentar explicar o que fizemos para chegarmos a este preço.
Convidámos cinco empresas do Concelho e três de fora.
Foram apuradas seis empresas, pois duas delas (viemos a saber), estavam em dificuldades financeiras.
Como sabem, no dia 8 de Fevereiro, abriram-se as cartas convite e a empresa que apresentou o preço mais baixo, na altura, foi António Silva Lda. Por 2.448.164,00 euros. Resultava deste preço, cerca de 61 euros/ m2 de STP.
Face a tão elevados preços, a Administração da Augi e o Sr. Arquitecto Luís Pereira da Silva, formulamos um pedido ao Assessor da Câmara Municipal de Sesimbra, Sr. José Alexandrino, de se elaborarem alterações de materiais e também algumas quantidades de itens, no sentido de baixar o preço.
O pedido foi aceite e tornado firme pelos intervenientes competentes. Foi elaborado um novo caderno de encargos, com propostas nossas e outras da própria Câmara Municipal.
Foi possível então fazer novos convites às empresas.
Da segunda ronda negociável, e respectiva abertura no dia 2 de Junho, foi verificado que a empresa Canana & Filhos Lda. ofereceu o preço mais baixo, cerca de 1.985.000,00 euros o que fazia o preço de STP/m2 por + ou – 52 euros.
Não contentes com este preço e após reuniões, foi pedido às empresas, uma percentagem de redução de preço, já que estávamos a considerar um preço relativamente elevado.
Novamente foi a empresa Canana & Filhos Lda. a oferecer o preço final mais baixo. Como já foi dito no inicio da carta.
Há cerca de cinco anos os técnicos da Câmara previam preços à volta de 40 euros m2 de STP, estamos agora em 50 euros m2/STP.
O preço do petróleo. O IVA. A inflação. Explicam tudo, infelizmente.
A Câmara Municipal, ao actualizar os valores da área da nossa urbanização, resultou, como sempre, um acerto para cima no valor das taxas e cedências a pagar. Já tínhamos informado desse valor.
Em função de todo este panorama e de todos estes valores, parece-nos ser da nossa obrigação, como Administração, reformular todos os cálculos e apresenta-los em Assembleia de Proprietários.
- O valor do esforço adicional que vos apresentamos é o de 10 €/m2 de STP, elevando, portanto, os 40 € m2/STP iniciais para 50 €m2 STP.
Proposta de alteração de pagamento das verbas em dívida
Perdoar os juros de mora nos 18 meses seguintes a esta votação, nas seguintes condições:
a) – Pagamento imediato de 50% da dívida, à data de aderência.
b) – Entrega de cheques pré-datados em número máximo de 17 e de igual valor, para cobrir o resto da dívida,
c) – Em caso de incumprimento, volta-se à situação anterior, com juros de mora sobre a totalidade da dívida.
Pagamento adicional de 10 € m2/STP
Propomos à Assembleia uma forma equilibrada que permita, aos proprietários, algum tempo para reunir as verbas, mas também à Administração conseguir que as obras se realizem, sem falta de verbas para efectuar o pagamento dos compromissos tomados com a empresa que realiza as obras.
a) – Pagamento em 18 meses, por 3 períodos de 6 meses.
b) - Nas duas primeiras tranches o pagamento de 3,5€ m2/STP.
Na última tranche o pagamento 3 € M2/STP.
1ª Tranche - 9 Janeiro 2012 - 3,5 € por m2 STP
2ª Tranche - 9 Julho 2012 -3,5 € por m2 STP
3ª Tranche - 9 Janeiro 2013 -3,0 € por m2 STP
c) – Pagamento de juros de Lei, igual ao anteriormente autorizado, no final do termo de cada tranche.
Deste modo, quando as obras estiverem a entrar na fase final, todos nós, temos a “dívida” saldada
A Administração Conjunta da Augi 40-A
Esta foi a carta que vos enviámos para se pronunciarem em Assembleia de Proprietários.
Infelizmente apenas 30,04% compareceram.
Esta foi a Ordem de trabalhos.
Ponto 1: Eleição da Comissão de Fiscalização para o ano de 2011
Ponto 2: Apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas de 2010
Ponto 3: Apresentação e aprovação dos planos de Toponímia
Ponto 4: Apresentação da Empresa com melhor proposta para execução das Obras de Urbanização da AUGI 40-A
Ponto 5: Proposta de plano de alterações de pagamento para as verbas em dívida à Augi.
Ponto 6: Alteração das verbas resultantes das obras (+10€ por m2 STP) e datas de pagamento.
Fizemos finalmente a nossa Assembleia dedicada a Obras de Urbanização.
Todos os pontos da Ordem de trabalhos foram aprovados por maioria.
As obras vão mesmo começar. Brevemente.
Segundo o meu, nosso organograma de trabalho estamos atrasados 18 meses. Problemas de saúde, compatibilização de planos hidrológicos entre Concelhos e também de certeza nós (Administração) nem sempre tivemos prontidão na execução.
Mas agora vamos à obra. O que nos espera?
Conversas a dois, a três, quatro ou cinco. Augi, Empreiteiros, Equipa Técnica, Advogado, Câmara Municipal.
Em Agosto vamos de férias: Se for possível, caso contrário avisamos.
Neste momento, o que é importante está aqui.
Vamos tentar, mesmo em férias manter o Blog mais actualizado.
O NIB da Augi é o
0035 0320 0000 0012 9308 9
Usem-no: Faz mesmo falta.
Umas boas férias ou o melhor possível para todos os proprietários.
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